top of page

Metodologias de pesquisa para os estudos radiofônicos: desafios para entender o campo

Resumo: A consolidação dos estudos radiofônicos brasileiros, a ampliação de sua presença nos programas de pós-graduação brasileiros e dos esforços de formação de pesquisadores, o avanço das publicações e a complexificação das leituras possíveis do objeto apresentam um novo desafio à área: o desenvolvimento teórico e epistemológico. Este movimento tem sido realizado por pesquisadores de rádio e mídia sonora nos últimos anos, especificamente com a preocupação de compreender os impactos da natureza do objeto sonoro na construção de metodologias que possam contemplar sua perspectiva múltipla, mas de espinha dorsal acústica.  Este projeto pretende auxiliar a preencher tal lacuna, avançando os debates metodológicos, partindo de um levantamento das metodologias nas pesquisas de rádio, passando por uma caracterização do objeto – ou dos objetos – radiofônico(s) e chegando à construção de uma discussão sobre a epistemologia do campo. Além disso, tem também metas concretas, sempre derivadas do estudo teórico, de desenhar protocolos metodológicos para estudar o rádio em uma perspectiva complexa e multidimensional.

Coordenação: Debora Cristina Lopez

Linha de pesquisa: Estudos do som

O futuro da radio AM no ecossistema midiático de América Latina e Caribe

 

Resumo: 

Qual o futuro do rádio AM? Embora você ainda tenha a vantagem da transmissão de longo alcance, como poderá enfrentar as dificuldades de sustentabilidade na América Latina e no Caribe, dada a necessidade de se adaptar ao ecossistema de mídia diante do desenvolvimento do espectro AM? Faz sentido manter a frequência de Amplitude Modulada no cenário midiático contemporâneo? A partir dessas pesquisas reunimos um grupo de 19 pesquisadores para investigar as condições de permanência dessa frequência em países da América Latina e no Caribe. Nosso objetivo é publicar um livro coletivo que tenha um capítulo para cada país da América Latina e Caribe, contendo um diagnóstico da situação do rádio AM a partir das seguintes dimensões: a) Uma breve história do rádio AM no país, como foi estruturado, estilos de programação e aspectos sociais, culturais e políticos desse tipo de emissora; b) Situação atual da frequência quanto a emissoras AM em operação, distribuição geográfica de frequências, hábitos de audiência de rádio e posicionamento do em frente ao FM; c) Desafios da sustentabilidade da rádio AM no país em termos tecnológico, qualidade e diversidade da programação, e capacidade de estar em sintonia com os interesses dos cidadãos e com a vida social e cultural quotidiana; regulamentação e aspectos concorrenciais; d) O futuro do rádio AM no país em ações em andamento ou planejadas para solucionar impasses tecnológicos; e) Programação e sua configuração atual (jornalismo, esportiva, entretenimento, religiosa); f) A integração das emissoras na Internet. O livro com o resultado da contribuição de pesquisadores e professores da região que refletem criticamente sobre o tema será publicado pela Editora Insular. A edição será em duas versões: e-book e livro impresso.

Coordenação: Nair Prata, Nelia Del Bianco e Tito Ballestreros

Linha de pesquisa: Estudos do som

Brazilian True Crime Codes: identidades sonoras e formas narrativas em podcasts brasileiros sobre crimes reais

Resumo: Este projeto propõe o estudo de podcasts brasileiros de True Crime (crimes reais), tendo como problemas centrais: a) as possibilidades que a mídia sonora apresenta para a construção desses relatos em termos narrativos e estéticos; b) as formas pelas quais a podosfera brasileira se apropria desse gênero literário de origem anglo-saxônica e como isso poderia desembocar numa identidade do True Crime produzido no país; c) e os aspectos éticos envolvidos na abordagem de tais casos, tendo em vista os modos como se dão a interlocução e a representação de vítimas, suspeitos e criminosos.

Coordenação: Carlos Jáuregui

Vice-coordenação: Luana Viana

Linha de pesquisa: Estudos do som

Processos e ferramentas para análise de dados de podcasts

Resumo: O projeto de pesquisa Processos e ferramentas de análise de dados para podcasts investiga como desenvolver metodologias centradas nas Humanidades Digitais e nos Métodos Digitais para estudar podcasts e seu entorno orientado pela lógica da plataformização. As sistematizações propostas como resultados deste projeto poderão servir como referência metodologia para análises qualitativas apoiadas com o uso de software e quantitativa. Para tanto buscamos observar o objeto em diferentes camadas de socio-técnicas, tanto nos aspectos materiais das plataformas em si, suas interfaces e affordances quanto no aspecto cultural do podcast como forma narrativa sonora e suas apropriações e interações por parte dos ouvintes/usuários em diferentes ambientes digitais. Assim partindo de uma grande e diversa gama de dados possíveis de serem coletados buscamos mapear as possibilidades de coleta e análise automatizada nestas diferentes instâncias. Ao mesmo tempo avaliar as melhores alternativas para quando isso não for viável conjugando abordagens qualitativas e quantitativas apoiadas no de software.

Coordenação: Marcelo Freire

Linha de pesquisa: Métodos digitais

Cognição como serviço: produção de sentidos e materialidades cognitivas e subjetivas em contextos de plataformização

Resumo: O projeto investiga a cognição como serviço que se oferta na lógica comunicacional da plataformização em consonância com os mecanismos de produção das subjetividades que atravessam os agenciamentos e a produção de sentidos. Parte-se da interseção entre cognição e subjetividade para observar os mecanismos de produção dos sentidos em contextos de plataformização. A quantidade de dados disponíveis e os aparatos para processá-los devem-se ao fato de que as plataformas funcionam como um ecossistema no qual dados são trocados constantemente e em larga escala entre uma ampla variedade de serviços on-line. Essas relações são observadas pela lente da metáfora ecológica que descreve a ecologia midiática digital contemporânea como espaço de interseção entre códigos, conteúdos e softwares (TAFFEL, 2019). A noção de ecologia discutida por Taffel (2019) compreende o estudo dos padrões de emaranhamento, conectividade, interação e simbiose entre diferentes atores, e não distingue atores humanos de não-humanos, nem vivos de não-vivos. Trata-se, portanto, de uma noção de ecologia que enfatiza o processo, o fluxo, o dinamismo e a complexidade pela inter-relação massiva de processos e objetos, seres e coisas, padrões e materialidades. Os processos de produção dos sentidos são analisados a partir do modelo lógico da semiose peirceana e da noção deleuziana de agenciamento, de modo a ampliar as perspectivas de análise semiótica e, a partir da revisão de conceitos, buscar estabelecer relações entre as diferentes abordagens da produção de sentidos a partir do aprendizado e inteligência maquínicos.

Coordenação: Natália Cortez

Linha de pesquisa: Métodos digitais

Por uma proposta metodológica das interações e processos de comunicação do rádio contemporâneo

Resumo: 

O projeto tem o objetivo de desenvolver um protocolo metodológico aberto para investigar o rádio contemporâneo a partir da perspectiva das interações sociais.  O estudo justifica-se pela percepção de que o movimento social reconfigura os objetos da comunicação midiática e, portanto, solicita que as abordagens metodológicas dialoguem com essa movimentação.  Acrescenta-se a isso a existência de um esforço coletivo em pensar metodologias específicas para as investigações da comunicação radiofônica. Como perspectiva teórica principal, busca-se compreender o rádio a partir das interações sociais. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa,  prevê a realização de três etapas fundamentais: a) a realização de uma pesquisa da pesquisa sobre rádio e interação no Brasil, b) a proposição de um protocolo de pesquisa para estudar o rádio e suas interações e c) o teste do protocolo metodológico apresentado.

Coordenação: Roscéli Kochhann

Linha de pesquisa: Estudos do som

bottom of page