Publicações em Periódicos

Publicações dos membros do ConJor, realizadas nos projetos desenvolvidos no grupo ou em projetos de outros grupos e/ou instituições aos quais os pesquisadores estão vinculados

 

2020

KOLINSKI MACHADO, F. V.; GONZATTI, C. . Shun de Andrômeda e as corrente das masculinidades: Gênero, jornalismo de cultura pop e construção de sentidos em redes digitais. MÍDIA E COTIDIANO, v. 14, p. 206-224, 2020.

LOPEZ, D. C.; Freire, Marcelo. Inovação e narrativa multimídia em podcasts: um estudo de caso de Strange Bird. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v.6, num 6, junho de 2020.

MEDEIROS, Rafael. A função social do rádio local entre desertos de notícia e zonas de silêncio: reverberações da migração AM-FM. Âncora: RevistaLatino-americana de Jornalismo. Ano 7, Vol. 7, n. 1, jan-jun 2020, p.360-378.


MEIRELES, Norma; PRATA, Nair; LOPES, Paulo Fernando. Radiojornalismo e os vários modos da experiência sonora: identidade, diversidade e pesquisa acadêmica nos novos contextos tecnológicos. Entrevista com Madalena Oliveira. Âncora: RevistaLatino-americana de Jornalismo. Ano 7, Vol. 7, n. 1, jan-jun 2020.

VIANA, Luana. O uso do storytelling no radiojornalismo narrativo: um debate inicial sobre podcastingRuMoRes, v. 14, n. 27, p. 286-305, 16 jul. 2020

WINTER, Y. ; FEITAL, Y. ; KOLINSKI MACHADO, F. V. . Radiojornalismo diário em formato podcast: uma descrição analítica de Durma com essa e El primer café. REVISTA ANAGRAMA (USP), v. 1, p. 01-12, 2020.

 

2019

AVELAR, K. ; PRATA, Nair. . O branded content como modelo de negócio: o caso da agência Radioweb. REVISTA GEMINIS, v. 10, p. 71-88, 2019.
 

AVELAR, K. ; ALVES, T. K. G. ; PRATA, Nair. . Rádio Disney: novos modelos de negócio em dispositivos móveis. Comunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN, v. 6, p. 256-269, 2019.

AZEVEDO, N. M. S.. A arquibancada é de todos nós: Indústria Cultural e a luta dos Gaviões contra o futebol moderno. REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC, v. 10, p. 74-90, 2019.

CHAGAS, L. ; VIANA, L. . O legado de Roquette-Pinto e a produção dos podcasts com viés educativo. REVISTA EXTRAPRENSA, v. 13, p. 40-55, 2019.

FREIRE, M. ; MARTINS, A. P. . MÃOS LIVRES PARA COZINHAR: AFFORDANCES E INOVAÇÕES NO APLICATIVO CULINARY PAL. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE), v. 20, p. 36-53, 2019.

FREIRE, M.; HOMSSI, A. M ; PEREIRA, A. P. M. . FEIJÃO COM ARROZ EM PANELA LE CREUSET: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia. INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS DA COMUNICACAO, v. 42, p. 151-177, 2019.

GOMES, R. J.. Integração Entre as Redes Formais e Informais na Secretaria de Estado da Administração de Sergipe: Um Estudo de Caso. Revista Comunicação Cultura e Sociedade, v. 09, p. 134-146, 2019.

GONZATTI, C. ; KOLINSKI MACHADO, F. V. ; HENN, R. C. . A puta em pauta: Performances queer de Madonna e territorialidades semióticas no jornalismo de cultura pop. CADERNOS DE COMUNICAÇÃO (UFSM), v. 23, p. 1-20, 2019.

JÁUREGUI, C. Do sertanejo à sofrência: o universo afetivo das canções mais tocadas no rádio brasileiro. Rádio-Leituras, v. 10, p. 69-92, 2019.

JÁUREGUI, C.; TEIXEIRA, N. . Oh Minas Gerais, Oh linda La Paz: identidades no discurso cancional. REVISTA EXTRAPRENSA, v. 12, p. 152-169, 2019.
 

KISCHINHEVSKY, M. ; LOPEZ, D. C. . A emergência dos smart speakers: desafios e oportunidades para o rádio no contexto do big data. OBSERVATORIO (OBS*), v. 13, p. 125-141, 2019.
 

KOLINSKI MACHADO, F. V.; TRINDADE, V. C. . Seriam as velhas ainda mulheres? Reflexões sobre gênero, (não) velhice e biopoder a partir de capas de Veja e Tpm. ANIMUS (SANTA MARIA. ONLINE), v. 18, p. 282-301, 2019.

KOLINSKI MACHADO, F. V.; GONZATTI, C. . Harry Potter e aquele-que- -não-deve-ser-votado: Imaginação cívica, Ativismo de fãs e Fascismo Eterno em redes digitais do jornalismo de cultura pop. COMUNICAÇÃO & SOCIEDADE (ONLINE), v. 41, p. 373, 2019.


LOPEZ, D. C.. Radios universitarias en escenario de convergencia: Reflexiones sobre la formación profesional y el papel de las universidades. REVISTA LATINOAMERICANA COMUNICACIÓN CHASQUI, v. 140, p. 233-246, 2019.

LOPEZ, D. C.; VIANA, L. ; AVELAR, K. ; MARITAN, M. . UFOP Educativa FM 20 anos: rádio pública e conhecimento científico. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 7, p. 169-184, 2019.
 

LOPEZ, D. C.; RESENDE, M. ; BORGES, D. . Locução automatizada e o rádio musical: primeiras aproximações. INTERCOM: REVISTA BRASILEIRA DE CIENCIAS DA COMUNICACAO, v. 42, p. 185-199, 2019.
 

LOPEZ, D. C.; DAMASCENO, A. . Participación de la audiencia en la radio expandida: reestructuración de los procesos o apropiación instrumental de herramientas?. RAZÓN Y PALABRA, v. 23, p. 221-237, 2019.

LOPEZ, D. C.; ALVES, J. . Narrativa imersiva em games sonoros: escuta e paisagem sonora em A Blind Legend. COMUNICAÇÃO & INOVAÇÃO (ONLINE), v. 20, p. 129-148, 2019.

LOPEZ, D. C.; PRATA, Nair. ; ZUCULOTO, V. ; FARIAS, K. . Reposicionamento do radiojornalismo frente aos novos desafios da migração do AM para o FM: análise de caso de quatro emissoras tradicionais. Rádio-Leituras, v. 10, p. 60-78, 2019.
 

MEDEIROS, Rafael; TEIXEIRA, Nísio . Bases históricas para os modelos de programação das rádios universitárias públicas. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 8, p. 146-161, 2019.

MENDONCA, C. M. C. ; KOLINSKI MACHADO, F. V. . E nessa cena a vovó da Pabllo já era transgressora: performances queer na música pop brasileira. REVISTA CONTRACAMPO, v. 38, p. 51-65, 2019.

MENDONÇA, Fernanda Perez ; MEDEIROS, Rafael ; CURI, Guilherme . Estudos Culturais e feminismo: deslocamentos teóricos e conceituais. CAMBIASSU: ESTUDOS EM COMUNICAÇÃO (ONLINE), v. 14, p. 34-49, 2019.

PRATA, N. ; LOPEZ, D. C. ; FREIRE, Marcelo. ; AVELAR, K. ; DIEHL, D. . Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais: compreendendo estratégias e ações de interatividade.. MEDIA E JORNALISMO, v. 18, p. 47-63, 2019.

PRATA, N.; MARTINS, H. C.; AVELAR, K. . A divulgação científica sobre rádio no Brasil: Um estudo da revista Rádio-Leituras. Estudos em Comunicação, v. 1, p. 159-175, 2019.

QUADROS, Mirian Redin; AMARAL, M. F. . O lugar do ouvinte nas narrativas jornalísticas radiofônicas: o projeto dramático como critério de acionamento e concessão de voz. Rádio-Leituras, v. 10, p. 119-137, 2019.

SANTOS, E. ; PRATA, Nair. ; MEDEIROS, R. . Rádios comunitárias no Brasil: entre a clandestinidade e a relevância social. REVISTA LATINOAMERICANA COMUNICACIÓN CHASQUI, v. 1, p. 129-146, 2019.

VIANA, L.. Locutores esportivos no Twitter: Relações entre linguagem radiofônica e digital. CENÁRIOS: REVISTA DE ESTUDOS DA LINGUAGEM, v. 1, p. 45-61, 2019.
 

VIANA, L.. Das ondas sonoras à web: Um panorama conceitual e histórico sobre a expansão radiofônica no Brasil. REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC, v. 10, p. 11-28, 2019.

VIANA, L.; VILELA, I. . "Jornalismo em Debate": a ética jornalística no caso Cancellier discutida pela Rádio Ponto UFSC. Rádio-Leituras, v. 10, p. 49-68, 2019.

 

AVELAR, K.; Scatulino, P. ; Martins, Henrique . A INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA E DA LEGISLAÇÃO NOS MODELOS DE NEGÓCIO NO RÁDIO: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE À LUZ DA TEORIA CO-EVOLUTIVA. REVISTA CARIBEÑA DE CIENCIAS SOCIALES, v. 1, p. 1-15, 2018.

BIANCO, NELIA RODRIGUES DEL ; Prata, Nair . Rádio, mobilidade e ubiquidade: análise do projeto de inclusão mobile digital da Abert. INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE), v. 41, p. 99-117, 2018.

CHAGAS, L. ; VIANA, L. . Circulação de conteúdos em portais e aplicativos: um estudo de caso de rádio expandido no Rio de Janeiro. CADERNOS DE COMUNICAÇÃO (UFSM), v. 22, p. 94-107, 2018.

DELGADO, Lucas Altamor ; QUADROS, Mirian Redin . O armazenamento de conteúdos no radiojornalismo convergente: um estudo de caso da Rádio Gaúcha. Rádio-Leituras, v. 9, p. 44-70, 2018.

 

DIEHL, D. ; PRATA, Nair. . Relacionamento com o torcedor: as estratégias comunicativas do XV de Piracicaba no Facebook. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 173-187, 2018.

GOMES, R. J.. Televisão e Telejornalismo: desafios à produção e edição em tempos de convergência. Revista Comunicação, Cultura e Sociedade, v. 8, p. 82-95, 2018.

GONZATTI, C. ; KOLINSKI MACHADO, F. V. . Notas sobre o espalhamento da criança viada na cultura pop digital brasileira. REVISTA PERIÓDICUS, v. 1, p. 248, 2018.

HENN, R. C. ; KOLINSKI MACHADO, F. V. ; GONZATTI, C. . Jordan lives for the applause: Performances de si como propulsoras de ciberacontecimentos. CONTEMPORANEA (UFBA. ONLINE), v. 16, p. 90-110, 2018.

HENN, R. C. ; PILZ, J. ; KOLINSKI MACHADO, F. V. . Celebração do casamento igualitário e homofobia nas redes digitais: #LoveWins na disputa de sentidos oriundos da apropriação da Havaianas. E-COMPÓS (BRASÍLIA), v. 21, p. 01-20, 2018.

KOLINSKI MACHADO, F. V.; GONZATTI, C. ; ESMITIZ, F. . E elxs viverão felizes para sempre? (in)visibilidades de personagens LGBTs em produções da Disney como força propulsora de ciberacontecimentos. COMUNICACAO, MIDIA E CONSUMO (ONLINE), v. 15, p. 178, 2018.

KOLINSKI MACHADO, F. V.; SOARES, J. . Corpos e percepções de um tempo que passa: reflexões sobre gênero e movimentos do tempo em Sou Mais Eu, Junior e Men's Health Portugal. RECIIS - Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 12, p. 189-206, 2018.

MEDEIROS, RafaelTEIXEIRA, Nísio . As rádios universitárias públicas como espaços para formação complementar. REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC, v. 9, p. 76-90, 2018.

MEDEIROS, RafaelTEIXEIRA, Nísio . Comunicação de caráter público na programação das rádios universitárias. E-COM (BELO HORIZONTE), v. 11, p. 133-148, 2018.

MUSTAFA, I. P. ; KISCHINHEVSKY, MARCELO ; SZTAJNBERG, A. ; LOPEZ, D. C. ; CHAGAS, A. C. C. ; GUSMAO, C. E. ; FILIPPO, M. ; MAGALHAES, A. L. P. . Interfaces entre rádio e mídias locativas: o app AudioLab Geo e os desafios à inovação em comunicação sonora.. Revista LIS - Letra, Imagen, Sonido, v. 19, p. 95-117, 2018.

PRATA, Nair.. As relações entre ética, moral, mídia e comunicação em um mundo conectado. CADERNOS DA ESCOLA DO LEGISLATIVO, v. 20, p. 147-159, 2018. (RESENHA)

SANTOS, Gláucio Antônio.; LANA, L. M. V. ; FERREIRA, V. E. M. . Rádio UFOP Educativa e a problemática de sua memória. SONORA, v. 07, p. 01-23, 2018.

Scatulino, P. ; AVELAR, K. ; Gonçalves, Carlos . Divertida Mente: uma análise à luz da teoria das emoções. REVISTA CARIBEÑA DE CIENCIAS SOCIALES, v. 4, p. 1-15, 2018.

Scatulino, P. ; AVELAR, K. ; Gonçalves, C. . A INFLUÊNCIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO NA REPUTAÇÃO DA ALFA CONSTRUTORA. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 4, p. 1-15, 2018.

Scatulino, P. ; AVELAR, K. ; Gonçalves, Carlos . ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS E O NÍVEL DE FOCO ESTRATÉGICO: ANÁLISE DOS PEQUENOS VAREJISTAS DE ALIMENTOS DO PARQUE MAMBUCABA. OBSERVATORIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 1, p. 1-15, 2018.

VIANA, L.; SANTOS, P. ; ALVES, T. K. G. . Apropriação da plataforma digital observada através de homepages da Rádio Itatiaia. Rádio-Leituras, v. 9, p. 177-195, 2018.

VIANA, L.. Reportagens radiofônicas expandidas: a construção de um conceito. PARÁGRAFO: REVISTA CIENTÍFICA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA FIAM-FAAM, v. 6, p. 111-122, 2018.

 

AVELAR, K.. Rádio Jovem Pan e a redução da maioridade penal: reverberações e ressignificações. Temática (João Pessoa. Online), v. 13, p. 103-116, 2017.

AVELAR, K. ; PRATA, Nair. . Reflexões sobre o game Divertida Mente na Rádio Disney e o simulacro de Baudrillard. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 13, p. 72-84, 2017.

AVELAR, K.; Edione Abreu ; PRADO, T. ; Taíssa Faria . O perfil de audiência do jovem universitário. Rádio-Leituras, v. 8, p. 97-113, 2017.

AVELAR, K.; Scatulino, P. ; Martins, Henrique Cordeiro . O POSICIONAMENTO DA MARCA PAMPERS NO YOUTUBE. Revista "Vianna Sapiens", v. 8, p. 21-41, 2017.

AZEVEDO, N. ; PRATA, Nair. . Comunicação organizacional e futebol: análise das estratégias comunicativas do Grêmio Gaviões da Fiel. CADERNOS DE COMUNICAÇÃO (UFSM), v. 21, p. 33-54, 2017.

CAMPELO, W. ; PRATA, N. ; LOPEZ, D. C. . A presença da igreja no rádio brasileiro. MEDIAÇÃO, v. 19, p. 287-308, 2017.

GOMES, R. J.KOCHHANN, R. . Os dispositivos móveis e o jornalismo: desafios contemporâneos para novos profissionais do fotojornalismo e os reflexos nas rotinas produtivas da Independente 950 AM. COMMUNICARE (SÃO PAULO), v. 17, p. 01-12, 2017.

KISCHINHEVSKY, M. ; BENZECRY, L. ; MUSTAFA, I. ; MARCHI, L. ; CHAGAS, L. ; FERREIRA, G. ; VICTOR, R. ; VIANA, L. . A consolidação dos estudos de rádio e mídia sonora no século XXI - Chaves conceituais e objetos de pesquisa. INTERCOM (SÃO PAULO. ONLINE), v. 40, p. 91-108, 2017.

LOPEZ, D. C.; VIANA, L. . Rádio e memória: um estudo sobre a narrativa no rádio expandido através da reportagem especial Muro de Berlim 20 anos. LÍBERO (FACASPER), v. XX, p. 71-83, 2017.

LOPEZ, D. C.. La radio en narratives immersives : le contenu journalistique et l'audience. Cahiers d´histoire de la radiodiffusion, v. 132, p. 103-116, 2017.

MARTÍNEZ-COSTA, MARÍA DEL PILAR ; Prata, Nair . La radio en busca de su audiencia: hacia una escucha diversificada y multiplataforma. INTERCOM (SÃO PAULO. IMPRESSO), v. 40, p. 109-128, 2017.

PESSOA, Sônia ; PRATA, Nair. ; AVELAR, K. . Rádio em ambientes digitais: experiências de segmentação em aplicativos para dispositivos móveis. Logos (Rio de Janeiro. Online), v. 24, p. 160-175, 2017.

Prata, Nair; Martins, Henrique Cordeiro . Brand radio: La segmentación personalizada como modelo de negocio. Revista de la Asociación Española de Investigación de la Comunicación, v. 4, p. 77-85, 2017.

Prata, Nair; RABELLO, I. ; BATISTA, A. L. . As crises nos times de futebol e as estratégias das assessorias de imprensa dos clubes. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 13, p. 186-200, 2017.

PRATA, Nair.; AVELAR, K. . GT História da Mídia Sonora: trajetória, contribuições e perspectivas. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 6, p. 187-206, 2017.

QUADROS, Mirian Redin; AMARAL, M. F. . Análise Crítica da Narrativa aplicada ao radiojornalismo: uma proposta de adaptação metodológica. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA, v. 5, p. 82-97, 2017.

QUADROS, Mirian Redin. A história do tempo presente nas ondas do rádio: especificidades das narrativas radiofônicas em tempo real. REVISTA PASSAGENS: REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO UFC, v. 8, p. 107-122, 2017.

SANTOS, E. R. ; LOPEZ, D. C. . Horário Gratuito Político Eleitoral no Rádio: um estudo sobre as estratégias de linguagem na campanha 2010. PERSPECTIVA HISTÓRICA, v. 9, p. 91-116, 2017.

VIANA, L.; MARITAN, M. ; SANTOS, P. . Um retrato do consumo de mídias por estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 13, p. 199-211, 2017.

 

FREIRE, M.. Sobre o que ogram os veganos? Uma análise das atividades do grupo Ogros Veganos no Facebook. Razón y Palabra, v. 3, p. 389-410, 2016.

GOMES, R. J.. Rádio e Tecnologia ? Uma rediscussão das características do rádio frente às tecnologias contemporâneas. Rádio-Leituras, v. 7, p. 148, 2016.

LOPEZ, D. C.; VIANA, L. . Construção de narrativas transmídia radiofônicas: aproximações ao debate. MÍDIA E COTIDIANO, v. 10, p. 158-173, 2016.

LOPEZ, D. C.; AVELAR, K. ; VIANA, L. . Panorama das webradios de universidades federais do Sul do Brasil. ESTUDOS EM JORNALISMO E MÍDIA (UFSC), v. 13, p. 98-108, 2016.

LOPEZ, D. C.; MARITAN, M. . Rádios jovens, conteúdo e redes sociais: um estudo comparado entre emissoras de Belo Horizonte. Razón y Palabra, v. 20, p. 757-770, 2016.


PRATA, Nair.; MARTINS, Y. M. . A INFLUÊNCIA DA COMUNICAÇÃO DIGITAL PARA O FINANCIAMENTO DE PROJETOS EM CROWDFUNDING: UM ESTUDO SOBRE PROJETOS BEM-SUCEDIDOS DA PLATAFORMA CATARSE. Comunicação & Mercado - Revista Internacional de Ciências Sociais Aplicadas da UNIGRAN, v. 5, p. 293-306, 2016.

 

QUADROS, Mirian Redin; MOTTA, Juliana . Identidade jornalística e participação no rádio: considerações a partir da percepção dos profissionais de Santa Maria/RS. Revista Mediação, v. 18, p. 99-112, 2016.

QUADROS, Mirian Redin; AMARAL, M. F. . O ouvinte-enunciador nas narrativas radiofônicas: as disputas pelo poder de voz. Rizoma, v. 4, p. 108, 2016.

 

LOPEZ, D. C.; VIANA, L. ; ALVES, T. K. G. ; STEFANI, L. ; SANTOS, P. . Audiência radiofônica: a construção de um conceito a partir da metamorfose do meio. Ação Midiática - Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 10, p. 182-198, 2015.

LOPEZ, D. C.; RUTILLI, M. . A fonte no rádio e a convergência midiática: fluxos informativos e espaços de circulação. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 16, p. 280-295, 2015.

LOPEZ, D. C.; MARITAN, M. . A evolução do método: memória das pesquisas experimental e aplicada nos estudos brasileiros de jornalismo. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 1, p. 41-61, 2015.

QUADROS, Mirian Redin. O uso das redes sociais no jornalismo radiofônico: considerações a partir da análise das rádios Gaúcha e CBN. Vozes e Diálogo, v. 14, p. 200-214, 2015.

QUADROS, M. R. ; LOPEZ, D. C. . Esfera pública em rede: considerações sobre as redes sociais a partir de Habermas. Alceu (Online), v. 15, p. 92-103, 2015.

QUADROS, M. R. ; LOPEZ, D. C. . O rádio e a relação com o ouvinte no cenário de convergência: uma proposta de classificação dos tipos de interatividade. Revista FAMECOS (Online), v. 22, p. 164-181, 2015.

 

GOMES, R. J.KOCHHANN, R. . Rádio e Tecnologia: A influência do meio proposto por McLuhan e os reflexos no jornalismo radiofônico. Revista Comunicação, Cultura e Sociedade, v. 3, p. 01, 2014.

PRUDKIN, G. ; ROCHA, J. A. M. . Medindo qualidade no jornalismo online: uma proposta de ferramentas metodológicas digitais. Verso e Reverso (Unisinos. Online), v. 28, p. 38, 2014.

QUADROS, M. R. ; LOPEZ, D. C. . Rádio e redes sociais: novas ferramentas para velhos usos?. In Texto (UFRGS. Online), v. 30, p. 166-183, 2014.

QUADROS, M. R.; LOPEZ, D.C. . O rádio interativo e o ouvinte: um olhar sobre a evolução das tecnologias de participação e a evolução do meio no Brasil. Media e Jornalismo, v. 1, p. 39-50, 2014.

PRUDKIN, G. ; UCHOA, P. D. F. . Características preliminares del periodismo digital de la provincia de Córdoba a partir de un análisis de sus tipos en la Web. Iniciacom: revista brasileira de iniciacao cientifica em comunicacao social, v. 5, p. 1-18, 2013.

QUADROS, M. R. ; LOPEZ, D. C. O espaço do ouvinte: uma análise da interatividade nos sites das rádios CBN e Gaúcha. Revista de Estudos da Comunicação (Impresso), v. 14, p. 151-167, 2013.

LOPEZ, D. C. ; WEBER, A. . Narrativa radiofônica como estratégia para composição de audiolivros: uma proposta de classificação. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. 2, p. 3, 2013.

PRATA, N. ; MUSTAFÁ, I. ; PESSOA, S. . Teóricos e pesquisadores de rádio no Brasil. Revista Brasileira de História da Mídia, v. 3, p. 65-82, 2013.

 
 

ABREU, K. C. K. ; SGORLA da SILVA, R. . História e Tecnologias da Televisão. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-12, 2012.

BAPTISTA, I.C.Q. ; ABREU, K. C. K. . Redação Publicitária. Palavra (FACVEST), v. 1, p. 08-13, 2012.

FREIRE, Marcelo. ; LOPEZ, D. C. . Linguagem radiofônica e jornalismo: um estudo das estratégias estéticas das séries de reportagens da Rádio Eldorado. Logos (UERJ. Impresso), v. 18, p. 134-144, 2012.

LOPEZ, D. C. ; MUSTAFA, I. . Pesquisa em rádio no Brasil: um mapeamento preliminar das teses doutorais sobre mídia sonora. Matrizes (USP. Impresso), v. 6, p. 189-205, 2012.

 

LOPEZ, D. C. . Profesional multitarea y contenido multiplataforma: nuevas prácticas en la radio contemporánea. Diálogos de la Comunicación, v. 84, p. 01-14, 2012.

LOPEZ, D. C. . Rádio com Imagens: uma proposta de sistematização do uso de vídeos em páginas de emissoras de rádio. Brazilian Journalism Research (Online), v. 8, p. 80-96, 2012.

 

ABREU, K. C. K. ; BAPTISTA, I.C.Q. . O Fluxo de Trabalho numa Agência de Propaganda: do Briefing ao Checking. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 1, p. 1-15, 2011.

ABREU, K. C. K. ; BAPTISTA, I.C.Q. . Mídia: setor, atividade e profissional.. Palavra (FACVEST), v. 1, p. 31-34, 2011.

Ferraretto, L.A. ; Kischinhevsky, M.; LOPEZ, D.C.; Bufarah Júnior, A.; Klöckner, L. ; Freire, M.; Prata, N. . The Use of Radio by Brazilian Teenagers and the Process of Digital Convergence. Journal of Radio & Audio Media, v. 18, p. 381-396, 2011.

LOPEZ, D. C., KOCHHANN, R. O novo rádio: um estudo sobre a tecnologização da redação em uma emissora comunitária de interior. Ciberlegenda (UFF. Online). , v.2, p.135 – 145, 2011.

 

LOPEZ, D. C. Radiojornalismo hipermidiático: um estudo sobre a narrativa multimidiática e a convergência tecnológica na Rádio France Info. Líbero (FACASPER). , v.14, p.125 – 134, 2011.

 

LOPEZ, D. C., SOUZA, J. C. P., TRAESEL, F. A. Assessoria de imprensa e rádio: a experiência do projeto Estação Cesnors. Extensão em Foco (Curitiba). , v.5, p.131 – 139, 2010.

FREIRE, M. Narrativa, Hipertexto e as Categorias da Enunciação: aproximações na composição de um conceito de narrativa hipertextual. Animus (Santa Maria). , v.17, p.4 – , 2010.

LOPEZ, D. C. O fazer jornalístico no rádio all news brasileiro: um estudo sobre o processo de convergência nas redações da CBN e da BandNews FM. Alceu (PUCRJ). , v.11, p.34 – 45, 2010.

LOPEZ, D. C., FREIRE, Marcelo. O potencial das ferramentas multimídia em ambiente de convergência: um estudo de caso do site da Rádio BandNews FM. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC). , Ano2, p.30 – 45, 2010.