Ações durante a pandemia de COVID-19

Os pesquisadores do Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) e do Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin) realizaram diversas ações de comunicação e de apoio à comunidade regional durante a pandemia da COVID-19 no Brasil. Uma delas, é o Ciclo de Debates Desafios da Comunicação frente à pandemiaA seguir você pode conhecer as demais.

Avanço dos casos de COVID-19 - dados regionais

O coronavírus tem avançado em ritmos diferentes nas diversas regiões do país. Mesmo regionalmente há distinções expressivas. O vídeo a seguir apresenta dados dos boletins epistemológicos sobre o avanço do registro de notificações nas cidades de Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto. Foi realizada a soma dos casos confirmados, investigados e descartados. 
Os casos confirmados são aqueles que deram positivo para a COVID-19; casos investigados são aqueles cujo exame foi enviado para a análise na Fundação Ezequiel Dias (FUNED); e os casos descartados são aqueles que deram resultado negativo para a COVID-19. 
Não foram considerados os casos de síndrome gripal e os casos excluídos por não apresentarem os sintomas da COVID-19, como dispneia (dificuldade para respirar), saturação de oxigênio menor que 95% e febre maior que 37,8ºC.
Para construir essa visualização foi utilizada a plataforma Flourish.

A autoria é do pesquisador Gilson Fernandes

Guia Georreferenciado - Atendimento de Saúde em Ouro Preto
 

Você conhece os pontos de atendimento de saúde em Ouro Preto durante a pandemia? Para ajudar você, a Acentue Comunicação, a Converso Comunicação e o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo (ConJor) fizeram um guia georreferenciado que explica tudo. O trabalho foi feito no Google Earth e tem apoio da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.
É só clicar no link e depois em “Present” para conhecer.

Você também pode acessar abaixo uma versão mais simples, realizada com o Google Maps, que georrefencia os locais de atendimento na cidade.

Produções sonoras

Para atuar na orientação da população diante da pandemia da Covid-19, a Rádio UFOP produz diversos conteúdos para a educação científica. Entre eles estão dois programetes: “O Coronavírus chegou, e agora? O que as crianças querem saber?” e “Fala, Professor!”
No primeiro, uma pediatra da Escola de Medicina responde dúvidas de crianças matriculadas na Educação Infantil ou no Ensino Fundamental. A outra proposta busca garantir espaço aos professores para que dialoguem com seus alunos, familiares e outros sujeitos da sociedade. Através dos programas, a emissora quer garantir espaço para o protagonismo de professores e estudantes, principalmente da escola pública, na produção sonora. 
A Rádio UFOP conta com o apoio de parceiros: Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da UFOP, Coordenadoria de Comunicação, o Projeto de Extensão Viva Mais, Escola de Medicina, Grupo de Pesquisa Multiletramentos e Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação, Grupo de Pesquisa em Convergência e Jornalismo, Secretaria Municipal de Mariana.

Projetos coordenados pelo Pesquisador Gláucio Antônio Santos

Guia de serviços de entrega de Ouro Preto

Material de livre uso, apurado pelo ConJor - Grupo de Pesquisa em Convergência e Jornalismo da UFOP, pela Acentue Comunicação e pela Converso Comunicação, com apoio da Aceop. 
Inspiração: ação do NucCon (Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermídia da UFMG)

1/1