top of page
  • Foto do escritorGrupo ConJor

Podcasts universitários para ouvir em tempos de distanciamento social

O pesquisador Bruno Balacó, da UFC, fez uma curadoria dos podcasts produzidos por universidades públicas nessa quarentena. Vamos conhecer?



Fotografia: Jonathan Farber on Unsplash



Em meio à pandemia do novo coronavírus, estudantes e professores de universidades públicas encontraram na produção de podcasts uma alternativa para seguirem ativos nesse contexto de isolamento social, em que as atividades acadêmicas são realizadas exclusivamente de forma remota. Muitos projetos surgiram e outros ganharam nova roupagem, adaptando suas pautas ao contexto de crise sanitária no Brasil.


Através de iniciativas idealizadas por grupos de pesquisa, extensão, graduação, pós-graduação e emissoras universitárias, os podcasts exploram formatos variados (jornalísticos, mesa-cast, narrativos e ficcionais), trazendo conteúdos com diferentes abordagens. Deixo neste texto 12 indicações que merecem ser observadas. Entre os podcasts que reforçam a cobertura factual da COVID-19, destaque para os boletins diários da Rádio Ponto (UFSC) e as reportagens da Rádio UFRJ. Também na seara informativa, mas com uma abordagem semelhante à de um radiojornal, estão o Papo de Quarentena (UFC), o UFPI no Combate ao Coronavírus e a série “Rádio Cordel – Especial COVID-19” (UFPE).


Outro podcast que se destaca no segmento jornalístico é o “Coronavírus em xeque” (UFPE), que faz um trabalho de conscientização dos ouvintes ao esclarecer casos de desinformação em torno da COVID-19, contando com comentários de especialistas e pesquisadores em Comunicação. Com uma ‘pegada’ semelhante, mas com um viés mais focado na Ciência, estão os podcasts “Fala, Cientista” (UFPR) e Jornadas (UFPB).


Entre os que apostam no tradicional formato de mesa-cast (a mesa-redonda dos podcasts) está o PapoCom (UFC), que promove em sua primeira temporada debates (com profissionais e pesquisadores) que relacionam a Comunicação aos temas de impacto social na Pandemia.


No segmento de podcasts narrativos, um case de sucesso é o “Vida em Quarentena” (UFMT). Com reportagens e relatos humanizados, a produção traz histórias sobre o período de isolamento social, discutindo temas como empatia e solidariedade. A primeira temporada, já finalizada, conta com seis episódios.


Para além do enfoque “carregado” que cerca a COVID-19, cabe mencionar também podcasts que investem no entretenimento. O “Nós de Casa” (UFMA – Campus Imperatriz) traz dicas sobre o que fazer em tempos de isolamento social. Já o projeto “Literatura nas ondas do rádio” (UFPE – Campus Caruaru) se diferencia por explorar o gênero rádio-novela. Com uma abordagem bem-humorada, o podcast lançou no mês de maio de 2020 a série “O Auto da Compadecida em tempos de pandemia”, uma adaptação da obra do escritor Ariano Suassuna, com direito a um novo protagonista além de João Grilo e Chicó: o Capitão Covid, temido pela população da localidade de Taperoá, cenário da trama.


SERVIÇO

Confira as produções citadas, de acordo com as temáticas abordadas:


Checagem de notícias


Narrativo

Vida em Quarentena (UFMT)

Acompanhe no Instagram


Ciência


Jornadas (UFPB)

Acompanhe no Instagram


Debate de Comunicação

PapoCom (UFC)

Acompanhe no Instagram e no Facebook


Informativo

Papo de Quarentena (UFC)

Acompanhe no Instagram e no Facebook


Rádio Cordel – Especial COVID-19 (UFPE)

Acompanhe no Instagram


UFPI no Combate ao Coronavírus (UFPI)


Boletins/Reportagens

Acompanhe no Facebook, no Twitter e no Instagram


Acompanhe no Facebook, Instagram e Twitter


Dicas de atividades

Acompanhe no Facebook e Instagram


Ficcional/Radionovela

Literatura nas ondas do rádio (UFPE)

Acompanhe no Instagram

Bruno Balacó é jornalista graduado pela Unifor e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisas nas áreas de radiojornalismo esportivo e podcasts. Produz o podcast PapoCom, vinculado ao Grupo de Pesquisa Práxisjor e ao PPGCOM/UFC. Editor dos livros “ArenaCastelão: templo do futebol cearense” e “Leão 100 anos – o livro do centenário do Fortaleza Esporte Clube”.


E-mail: brunoandersonfb@gmail.com

498 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page