O pesquisador Bruno Balacó, da UFC, fez uma curadoria dos podcasts produzidos por universidades públicas nessa quarentena. Vamos conhecer?
Por Bruno Balacó
Fotografia: Jonathan Farber on Unsplash
Em meio à pandemia do novo coronavírus, estudantes e professores de universidades públicas encontraram na produção de podcasts uma alternativa para seguirem ativos nesse contexto de isolamento social, em que as atividades acadêmicas são realizadas exclusivamente de forma remota. Muitos projetos surgiram e outros ganharam nova roupagem, adaptando suas pautas ao contexto de crise sanitária no Brasil.
Através de iniciativas idealizadas por grupos de pesquisa, extensão, graduação, pós-graduação e emissoras universitárias, os podcasts exploram formatos variados (jornalísticos, mesa-cast, narrativos e ficcionais), trazendo conteúdos com diferentes abordagens. Deixo neste texto 12 indicações que merecem ser observadas. Entre os podcasts que reforçam a cobertura factual da COVID-19, destaque para os boletins diários da Rádio Ponto (UFSC) e as reportagens da Rádio UFRJ. Também na seara informativa, mas com uma abordagem semelhante à de um radiojornal, estão o Papo de Quarentena (UFC), o UFPI no Combate ao Coronavírus e a série “Rádio Cordel – Especial COVID-19” (UFPE).
Outro podcast que se destaca no segmento jornalístico é o “Coronavírus em xeque” (UFPE), que faz um trabalho de conscientização dos ouvintes ao esclarecer casos de desinformação em torno da COVID-19, contando com comentários de especialistas e pesquisadores em Comunicação. Com uma ‘pegada’ semelhante, mas com um viés mais focado na Ciência, estão os podcasts “Fala, Cientista” (UFPR) e Jornadas (UFPB).
Entre os que apostam no tradicional formato de mesa-cast (a mesa-redonda dos podcasts) está o PapoCom (UFC), que promove em sua primeira temporada debates (com profissionais e pesquisadores) que relacionam a Comunicação aos temas de impacto social na Pandemia.
No segmento de podcasts narrativos, um case de sucesso é o “Vida em Quarentena” (UFMT). Com reportagens e relatos humanizados, a produção traz histórias sobre o período de isolamento social, discutindo temas como empatia e solidariedade. A primeira temporada, já finalizada, conta com seis episódios.
Para além do enfoque “carregado” que cerca a COVID-19, cabe mencionar também podcasts que investem no entretenimento. O “Nós de Casa” (UFMA – Campus Imperatriz) traz dicas sobre o que fazer em tempos de isolamento social. Já o projeto “Literatura nas ondas do rádio” (UFPE – Campus Caruaru) se diferencia por explorar o gênero rádio-novela. Com uma abordagem bem-humorada, o podcast lançou no mês de maio de 2020 a série “O Auto da Compadecida em tempos de pandemia”, uma adaptação da obra do escritor Ariano Suassuna, com direito a um novo protagonista além de João Grilo e Chicó: o Capitão Covid, temido pela população da localidade de Taperoá, cenário da trama.
SERVIÇO
Confira as produções citadas, de acordo com as temáticas abordadas:
Checagem de notícias
Narrativo
Vida em Quarentena (UFMT)
Acompanhe no Instagram
Ciência
Jornadas (UFPB)
Acompanhe no Instagram
Debate de Comunicação
PapoCom (UFC)
Informativo
Papo de Quarentena (UFC)
Rádio Cordel – Especial COVID-19 (UFPE)
Acompanhe no Instagram
UFPI no Combate ao Coronavírus (UFPI)
Boletins/Reportagens
Dicas de atividades
Ficcional/Radionovela
Literatura nas ondas do rádio (UFPE)
Acompanhe no Instagram
Bruno Balacó é jornalista graduado pela Unifor e pós-graduado em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais pela Estácio. Mestrando do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal do Ceará (UFC) com pesquisas nas áreas de radiojornalismo esportivo e podcasts. Produz o podcast PapoCom, vinculado ao Grupo de Pesquisa Práxisjor e ao PPGCOM/UFC. Editor dos livros “ArenaCastelão: templo do futebol cearense” e “Leão 100 anos – o livro do centenário do Fortaleza Esporte Clube”.
E-mail: brunoandersonfb@gmail.com
コメント