Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo - ConJor


Quem foi Hipátia?
Hipátia, nascida em Alexandria por volta do ano 370 d.C., representa o que pretende o projeto. Inovadora, a cientista atuava em múltiplas áreas (matemática, astronomia e ciências) e foi a única mulher a dirigir a Academia de Alexandria. De perspectiva interdisciplinar, Hipátia lutou pelo seu lugar na ciência e contribuiu principalmente para o desenvolvimento da matemática. Entre suas obras, destacamos o tratado sobre “As Cônicas”, de Apolônio. Em sua reinterpretação da obra tornou-a mais acessível ao público interessado. Desta forma, consideramos Hipátia uma referência na comunicação para a ciência e na consideração de públicos diversos, para além do especializado, no processo de produção e difusão do conhecimento científico.

A
EQUIPE
O Centro Hipátia é um projeto de extensão institucional vinculado à Pró-Reitoria de Extensão, à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e ao Laboratório de Inovação em Jornalismo (Labin).
Atua na formação de pesquisadores vinculados às duas pró-reitorias e em colabração com setores da UFOP no esforço de formação para a divulgação de ciência.