Imagen3.jpeg

Na primeira edição, recebemos o prof. Dr. Carlos Jáuregui, que falou sobre a semiótica aplicada aos estudos de música.

A ONU declarou 25 de novembro como o Dia Internacional da Eliminação da Violência contra a Mulher. O problema, reconhecido internacionalmente, ocorre também no Brasil. No nosso país, os casos de violência de gênero assustam. Dados do Banco Mundial indicam que mais de 500 mulheres sofrem algum tipo de violência a cada hora e uma é assassinada a cada duas horas no país. Durante a pandemia, esse cenário piorou.

Mobilizados por essa realidade, produtores de rádio universitária de diversos países integraram-se ao projeto “16 días y contando”, promovido pela Radio Internacional Universitaria (RIU) - Red de Redes, que conta com emissoras da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos e México. O projeto busca escutar histórias e refletir sobre o problema.

 

O ConJor e a Rádio UFOP Educativa (Universidade Federal de Ouro Preto) participam da ação ao lado do projeto Áudio ITZ (Universidade Federal do Maranhão - campus Imperatriz), representando também a Rede RUBRA. A ação “16 días y contando” é coordenada pela Concepto Radial (Tecnológico de Monterrey Campus Ciudad de México). São 16 pílulas sonoras, com 16 sotaques e origens, transmitidas por emissoras universitárias entre 25 de novembro e 10 de dezembro de 2020.

Os episódios estão disponíveis na conta do Spotify do Grupo ConJor e nesta página

Episódio 01 - Ni Una

Menos

Produtora: Radio UNDAV - Argentina.

Episódio 02 - Así me

acosaron

Produtora: Concepto Radial - México.

Episódio 03 - La historia de Alice

Produtora: Rádio UFOP/ConJor e Áudio ITZ (UFMA).