Um momento excepcional exige medidas igualmente excepcionais. Pensando nisso, o Núcleo de Estudos de Rádio (NER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) lançou o livro digital Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19. A obra é assinada pelos professores Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado, coordenadores do NER, e publicada pela Válega, do Rio de Janeiro. O objetivo é ajudar a resolver um dos muitos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus: a ausência de aulas presenciais, algo que se torna ainda mais complexo quando se considera as dificuldades enfrentadas por muitos alunos que não contam com acesso à internet e/ou à telefonia móvel.
Escrito com linguagem direta e diagramado de forma a ser lido confortavelmente mesmo na tela de um celular, o livro pode ser baixado gratuitamente através do endereço https://bit.ly/10passosner.
Dez passos para o ensino emergencial no rádio em tempos de covid-19 foi produzido a partir da proposta do NER de que as escolas de ensinos fundamental e médio utilizem o rádio como um paliativo diante da impossibilidade do uso da sala de aula tradicional neste momento. O rádio é o meio mais acessível, barato e natural de conexão entre seres humanos, já que a base do conteúdo radiofônico é a conversa. E para que os professores consigam conversar da melhor forma possível com seus alunos-ouvintes, mesmo que nunca tenham tido experiência prévia com o microfone, o NER oferece uma proposta simples baseada em dez passos.
Cada um desses passos foi pensado a partir da vivência dos autores em sala de aula, combinada com as reflexões tidas no âmbito do NER e com as perguntas recebidas de professores de vários pontos do Brasil. Eles buscavam saber como usar adequadamente os espaços abertos em rádios comunitárias ou comerciais para levar conteúdo didático a estudantes.
Uma das principais recomendações feitas no livro é a seguinte: no ar, o professor deve simular uma conversa com seu público, recorrendo muito raramente à leitura de textos. Importante salientar que os autores não pretendem ensinar a dar aula. Afinal, os professores que terão contato com a obra já sabem fazer. A intenção do NER é dar dicas simples para que os docentes consigam adaptar suas dinâmicas tradicionais ao meio rádio durante o período da pandemia. Não por acaso, o título do livro inclui a palavra "emergencial".
Com o intuito de oferecer soluções para problemas da sociedade, o NER também produziu o livro digital Covid-19 e comunicação, um guia prático para enfrentar a crise, distribuído gratuitamente via internet. Lançada em 13 de abril de 2020 pela Válega, a obra teve quase 6.000 downloads considerando a soma de suas três versões. Elas continuam disponíveis através dos nos endereços: http://bit.ly/livroner (português), http://bit.ly/libroner (espanhol) e http://bit.ly/nerbook (inglês).
Por Luiz Artur Ferraretto e Fernando Morgado
Comentários